Pages

Labels

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Proposta de Avaliação

Olá pessoal!
Essa semana nos foi pedido para elaborar uma proposta de avaliação, para estudarmos os conteúdos discutidos em sala de aula e nos prepararmos para uma prova que se aproxima. Confiram abaixo a ideia que tivemos para avaliarmos o aprendizado dos conteúdos que vimos até agora em sala, e compartilhamos aqui no blog com vocês também.
O documento em PDF pode ser acessado aqui.



5 comentários:

  1. Respostas do Grupo Me Arquive!

    Bloco 1

    1 - C

    2 - A

    3 - C

    4 - A



    Bloco 2


    Questão 1
    a) Autenticidade, datação, origem/proveniência, tipo documental. A autenticidade é a principal a ser analisada para saber o conteúdo e qual a sua finalidade.
    b) Analisar o documento para saber o tipo documental. É necessário para que o documento possa ser usado de maneira correta para devidas atividades.

    Questão 2
    a) A autenticidade é sobre a geração do documento e a qualidade que valida a sua função administrativa. E veracidade é sobre o conteúdo do documento. Veracidade não é considerado objeto da arquivologia, mas autenticidade sim.

    b) O documento sem um contexto , e fora de sua organicidade não trás uma função bem definida, e dificulta a análise da informação, então é difícil saber se o documento é verídico e autêntico.

    ResponderExcluir
  2. Resposta do ARTEvístico:
    Bloco 1
    Questão 1
    ( )
    ( )
    (x) Tipo documental é a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a série que a gerou.
    Questão 2
    (x) A contextualização remete à própria origem administrativa do documento e aos respectivos vínculos diretos com os processos e as funções responsáveis por sua existência
    ( )
    ( )
    Questão 3
    ( )
    ( )
    (x) A diplomática é importante para arquivologia, porque permitir compreender, de modo sistemático, através de método específico, as características básicas e essenciais dos documentos.
    Questão 4
    (X) F, F, F
    ( ) V,F,V
    ( ) F,F,V
    Bloco 2
    Questão 1
    A.
    Os elementos necessários para uma análise diplomática, são:
    • denominação da espécie (o nome dado ao documento)
    • características internas do documento (disposição da informação como se comporta)
    • características externas (o formato, suas dimensões, a forma, seu gênero, o suporte e os sinais de validação)
    • o trâmite
    Mesmo que o documento tenha características diplomáticas necessárias sem um contexto de um trâmite, não é possível estabelecer a atividade para qual o documento foi criada e se cumpriu sua função.
    B.
    A análise tipológica nada mais é do que compreender o documento de forma orgânica, ou seja, entender o tipo de documento a partir da função do documento para seu produtor e sua espécie. A análise tipológica é importante porque a diferente da análise diplomática não define o documento como unicidade, tendo em vista que não analisa a função e ao titular arquivístico do documento, objetos então, da análise tipológica.
    Questão 2
    A.
    A autenticidade seria a característica do documento que o torna legitimo ou válido para cumprir a função pela qual ele foi criado. Portanto pode ser usado como objeto de estudo na arquivologia pois é necessário o documento ser válido, ter tramite e cumprir a função pela qual foi criado.
    A veracidade seria a informação contida no documento. Portanto não é o objeto de estudo da arquivologia ver a veracidade
    B.
    Sem contexto e sem organicidade, não há elementos para fazer uma analisar da produção e entender sua função, não há informação apresentada no documento que se possa analisar, consequentemente há como estabelecer se o documento é verídico e autêntico.
    Exemplo: Um cartaz que faz parte de massa documental acumulada encontra-se sem organicidade e também sem contexto, ainda mais se essa massa documental tiver fundos misturados sem saber quem são as partes envolvidas, e também se o documento é original ou verdadeiro. Se tiver organicidade é fácil entender a função, entender o tramite e identificar a autenticidade do documento.

    ResponderExcluir
  3. Questão 1
    (x)Tipo documental é a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a série que a gerou.

    Questão 2
    (x) A contextualização remete à própria origem administrativa do documento e aos respectivos vínculos diretos com os processos e as funções responsáveis por sua existência

    Questão 3
    (x) A diplomática é importante para arquivologia, porque permitir compreender, de modo sistemático, através de método específico, as características básicas e essenciais dos documentos.

    Questão 4
    (x)F, F, F
    ( )V,F,V
    ( )F,F,V


    Bloco 2 - Questões dissertativas
    Questão 1
    A. Quais os elementos necessários para a realização de uma análise diplomática? Qual a característica principal a ser analisada e por que?
    Os elementos são:
    1 - Denominação da espécie - a nomenclatura designada ao documento;
    2 - Características internas do documento como se comporta a informação;
    3 - As características externas à exemplo da: a forma, o formato, suas dimensões, o suporte, seu gênero e os sinais de validação;
    4 - O trâmite. Isso porque o documento pode ter todas as características diplomáticas, mas sem um contexto de um trâmite, não seria possível definir a atividade para qual foi criada o documento e se o mesmo cumpriu sua função na instituição.

    B. O que significa analisar um documento de maneira tipológica? E por que se tornou necessário fazer essa análise em documentos de arquivo, juntamente com a análise diplomática?
    Realizar uma análise tipológica significa compreender o documento dentro da organicidade do arquivo. Para que se entenda o tipo de determinado documento é necessário que se entenda a função do documento para seu produtor além da sua espécie documental. O tipo documental é a soma do documento analisado diplomaticamente (espécie, forma, formato, dimensões,suporte, gênero e sinais de validação) somado à sua função arquivística. A necessidade dessa análise existe. Somente a análise diplomática não definiria o documento como único em uma organicidade arquivística, já que ela é indiferente a função e ao titular arquivístico do documento.


    Questão 2
    A.Qual a diferença entre Autenticidade e Veracidade?
    Embora ambas sejam tratadas como a mesma coisa, as duas características complementam-se. A autenticidade é relacionada à geração do documento assim como suas características que irão legitimar o documento, exemplo disso poderia ser a marca d'água em um documento oficial. Veracidade associa-se à qualidade das informações contidas em um documento. Um documento autêntico pode ser falso, pois suas informações podem estar equivocadas e vice-versa, daí emerge o conceito de suplementação entre ambos os conceitos.

    B.Fundamente a ideia do trecho, de que a organicidade e contexto do documento são fundamentais para analisar a veracidade e a autenticidade. Se precisar, dê exemplos.
    Um documento sem contexto está fora de sua organicidade. Não traz consigo os dados para analisar sua produção e entender sua função. Consequentemente, torna-se impossível analisar a informação veiculada. Nesse tipo de situação é impossível estabelecer se o documento é verídico e autêntico. Um exemplo prático é o de um contrato. Na realização de um contrato, fazem-se duas vias, uma do emissor e uma do contratado. Uma via assegura a veracidade e a autenticidade de outro, assim como todos os documentos que os precedem e procedem. Se encontramos um contrato em uma massa documental acumulada, sem contexto e organicidade, não será possível estabelecer qual o titular arquivístico e compreender se o documento cumpriu sua função, se é cópia ou original, podendo ser falso ou verdadeiro. Se existir toda a organicidade do contrato, já mencionado, será muito mais simples o entendimento das funções desempenhadas.

    ResponderExcluir
  4. Grupo Arquivafe:
    Bloco 1
    Questão 1 - C
    Questão 2 – A
    Questão 3 - C
    Questão 4- A
    Bloco 2
    Questão 1
    A) De acordo com Lopez, os elementos mínimos para uma análise tipológica são a denominação da espécie, a identificação das características internas e externas principais, e a identificação do trâmite. Com a análise mínima obtemos a identificação de um documento, assim podemos que um documento “A” é realmente ele mesmo, porque possui uma assinatura, possui um papel especial, passou por determinados setores em determinada ordem.
    B) A função da tipologia documental é possibilitar a compreensão do documento já identificado (espécie) dentro da organicidade do arquivo, ou seja, estabelecer a ligação do documento com a função arquivística. Como uma mesma espécie documental pode possuir diferentes funções arquivistas, a análise tipológica faz com que a elaboração de quadros classificatórios não fique somente na pretensão, e permite que futuramente os documentos de uma instituição poderão ser compreendidos em sua totalidade.
    Questão 2
    A) Autencidade é a capacidade de observar todos os elementos que um documento necessita para ser aquele mesmo documento, podendo ser possível afirmar que existe algum documento adulterado, ou uma cópia, com elementos faltando etc. A veracidade é a capacidade de afirmar que a informação que está contida no documento condiz com a realidade, ou o conteúdo é verídico(verdadeiro) ou é abobrinha que algum zé mané inventou. A autencidade pode ser considerada objeto da arquivologia, mas a veracidade não.
    B) Um documento sem organicidade e contexto, não pode proporcionar a confiança que teve tratamento adeaquado, se teve um trâmite e procedência controlada, não pode afirmar que o documento foi produzido no exercício de uma função e não consegue criar ligação com outros documentos, logo tanto a veracidade das informações, como as características de autenticidades ficam a ser questionadas.

    ResponderExcluir
  5. Respostas do ArQueen elaboradas pela Caroline
    https://docs.google.com/file/d/1VZ7JiGGN2nHK4AZbCrcm9DlnsK8o3UxZ/edit?usp=docslist_api&filetype=msword

    ResponderExcluir