Na aula do dia 27 de março de 2019, foi proposta em sala de aula a seguinte atividade: Todos da sala viraram funcionários hipotéticos do arquivo do Centro de Pesquisas da Ilusão, e tínhamos como objeto de trabalho o fundo fechado de uma empresa chamada MCE - byte. Essa empresa era especializada em implantes de memória para turismo virtual, que encerrou suas atividades devido a problemas legais. Também foi nos dado a Coleção Figuras de objetos impossíveis, que tinha sido doada pelo Sr. José Arcimboldo. A partir desses documentos, o desafio era aplicar os modelos mínimos de análise diplomática e tipológica nos documentos.
As instruções dos modelos mínimos são as dadas pelo texto do professor André Porto Ancona Lopez, no livro Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2o Seminário Internacional o
Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos: memória e resistência, que pode ser acessado aqui. Segue abaixo as análises que nosso grupo realizou:
Análise tipológica mínima
Proposta de organização para plano de classificação
Você pode conferir o Plano de Classificação da MCEbyte, feito após as análises desse post, aqui.
Para maior compreensão, sugerimos que leiam nossas definições e diferenças entre análise diplomática e tipológica, que você pode conferir aqui.
0 comentários:
Postar um comentário