Pages

Labels

Dia 22/05/2019 - Explicar como o autor nacional da referência indiciada dialoga com a arquivista italiana Luciana Duranti 


Aluna: Liz Melo
Matrícula:170016170

No texto ''A diplomática como chave da teoria arquivística'' (2015) a autora Heloisa Bellotto, usa de conceitos da Duranti para conceituar a essência da diplomática, que busca contribuir para a averiguação de autenticidade do dos elementos que compõe o documento, sendo eles internos, intermediários ou externos, fornecendo os elementos que sustentam os princípios da proveniência, organicidade e unicidade.
Ela discorre sobre o valor primário dos documentos esta ligado ao fato de não serem criados para ''ser de arquivo'' e sim como forma de comprovação de uma ação de uma pessoa física ou jurídica.
Por fim, a autora usa de vários conceitos básicos da Duranti como base para argumentar que sem a diplomática a arquivologia não teria instrumentos para provar autenticidade dos documentos,enfraquecendo sua capacidade de capturar fatos (documentos como valor probatório.

Fonte: BELLOTTO, Heloísa Liberalli. A DIPLOMÁTICA COMO CHAVE DA TEORIA ARQUIVÍSTICA. Archeion Online, João Pessoa, v. 3, n. 2, p.04-13, jul/dez. 2015. Semestral. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/27544/14808>. Acesso em: 15 maio 2019.



Aluna: Izabela Alencar XImenes Ferraz
Matrícula:170013308

A análise da influência de Luciana Duranti no texto A" ciência diplomática para uma análise de documentos fotográficos: uma reflexão pautada na publicidade" (FARIAS, 2014) aponta diversas relações entre as análises propostas por Duranti de garantir a autenticidade, e a análise de documentos fotográficos.
A autora usa dos conceitos da arquivista italiana para afirmar que os documentos fotográficos, assim como os textuais, tem a capacidade de de capturar fatos, e ser evidência desses fatos. Para que tal documento seja considerado um documento de arquivo, é necessário uma análise diplomática, que analisará os elementos externos e internos do documento fotográfico.
Aline Farias usa, portanto, do modelo de analise diplomática proposto por Duranti, para fazer uma análise exemplar de um negativo fotográfico.
A autora também ressalta a importância da análise de Duranti, para coleta de metadados de documentos imagéticos, importante elemento para a qualidade da autenticidade, e elemento essencial para o entendimento de sua criação e seu contexto para seu criador arquivístico.

Fonte: FARIAS, Aline Ribeiro de; MADIO, Telma Campanha de Carvalho. A ciência diplomática para uma análise de documentos fotográficos: uma reflexão pautada na publicidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em:< http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/2667>:. Acesso em 20/05/2019




Aluna: Gabriela Britto
Matrícula:

Rodrigues (2008) em seu texto “Diplomática contemporânea como fundamento metodológico da identificação de tipologia documental em arquivos” traz como referência vários conceitos de Duranti, como por exemplo, a diplomática ao longo do tempo foi se concretizando como disciplina em alguns países e seus conceitos, métodos, formas e regras vão sendo normalizados para que se tornem universais.
Através de regras os elementos intrínsecos e extrínsecos são analisados por meio da diplomática e também com o avanço da tecnologia houve essa necessidade de uma forma moderna de análise diplomática do texto, afinal com a produção de documentos no meio eletrônico devem possuir métodos adequados para garantir a autenticidade e veracidade.

Fonte: RODRIGUES, Ana Célia. DIPLOMÁTICA CONTEMPORÂNEA COMO FUNDAMENTO METODOLÓGICO DA IDENTIFICAÇÃO DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL EM ARQUIVOS. 2008. 20 f. Tese (Doutorado) - Curso de História Social, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: <http://200.20.0.78/repositorios/bitstream/handle/12345678/99/GT%202%20Txt%207-%20RODRIGUES%2C%20Ana%20C%C3%A9lia.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 maio 2019.

0 comentários:

Postar um comentário